Ouvido Entupido

Autor do artigo: Dr. Patrick Franco (Audiologista Diplomado e certificado pelo SNS)

Mesmo que um ouvido entupido não cause dor ou desconforto, sons abafados e esforço para ouvir podem ser um verdadeiro incómodo. O seu ouvido pode desbloquear sozinho dentro de horas ou dias.

Ao tratar um ouvido entupido, também é útil identificar possíveis causas do bloqueio. Ao fazer isto, torna-se mais fácil para si e para o seu médico determinarem a melhor maneira de tratar esse entupimento e prevenir problemas futuros.

Bloqueio da trompa de Eustáquio

Um bloqueio da trompa de Eustáquio é uma possível causa de um ouvido entupido.
A trompa de Eustáquio liga o ouvido médio à garganta. Fluido e muco fluem do ouvido para a parte de trás da garganta através deste tubo, sendo depois engolidos.
Mas, em vez de fluir pela garganta, o fluido e o muco às vezes ficam presos no ouvido médio e causam o ouvido entupido. Esse bloqueio é, geralmente, acompanhado de infecção. Alguns dos motivos para este ouvido entupido podem ser uma constipação, gripe ou sinusite. A rinite alérgica também pode causar um bloqueio na trompa de Eustáquio, levando à mesma condição.

Outros sintomas de um bloqueio ou ouvido entupido causado por uma infecção ou alergia incluem:

  • nariz a pingar;
  • tossir;
  • espirrando;
  • dor de garganta.


Desbloquear a trompa de Eustáquio é importante porque o fluido preso pode causar uma infecção no ouvido.
A natação também pode desencadear uma infecção no ouvido. Isto acontece quando a água permanece no ouvido após a prática. Conhecido como ouvido do nadador, esse ambiente húmido pode estimular o crescimento de bactérias ou fungos. Os sinais de uma infecção no ouvido incluem:

  • dor de ouvido;
  • vermelhidão;
  • drenagem de fluido;
  • febre.


Altitude mais alta

Algumas pessoas têm o ouvido entupido depois de mergulhar, subir uma montanha ou voar num avião. Uma rápida mudança na pressão do ar fora do corpo causa esse entupimento ou bloqueio.

A trompa de Eustáquio é responsável por equalizar a pressão no ouvido médio. Mas em altitudes mais altas, nem sempre é possível equalizar a pressão adequadamente. Como resultado, a mudança na pressão do ar é sentida nos ouvidos. O ouvido entupido é, às vezes, o único efeito colateral de uma mudança de altitude.


Cera de ouvido

Numa situação normal, a cera protege o seu ouvido limpando o canal auditivo evitando que detritos entrem no ouvido. A cera é normalmente macia mas pode endurecer e causar um ouvido entupido ou bloqueio no ouvido.

Quando a cera desencadeia um ouvido entupido, outros sintomas podem incluir:


Usar um cotonete para limpar dentro do ouvido pode originar esses bloqueios. Os cotonetes não devem ser colocados dentro da orelha uma vez que este método de limpeza pode empurrar a cera para dentro do ouvido, causando o ouvido entupido.


Neuroma acústico

O neuroma acústico é um crescimento benigno que se desenvolve no nervo craniano que vai do ouvido interno ao cérebro. Esses tumores são geralmente de crescimento lento e pequenos. No entanto, à medida que se tornam maiores, podem pressionar os nervos do ouvido interno. Isso pode causar um ouvido entupido, perda de audição e um zumbido no ouvido.


Tratamentos para ouvido entupido

O médico é o melhor apoio na resolução do ouvido entupido. Tentá-lo com métodos não médicos pode prejudicar a sua audição de forma permanente e irreversível.

Não descure a sua audição.

É fundamental cuidar da sua audição e nenhum sintoma deve passar para segundo plano. Fale com um especialista!