O que é o zumbido no ouvido?

O zumbido no ouvido, também designado “apito nos ouvidos”, tinnitus, tinido ou acufenos, é uma sensação auditiva que é perfeitamente percebida e identificada pelo nosso cérebro, embora não provenha de nenhuma fonte sonora externa. Esta perceção auditiva “fantasma”, só audível por quem padece deste problema tem um enorme impacto no quotidiano dessas pessoas, afeta-lhes a concentração, causa ansiedade, stress e perturbações do sono, podendo também provocar hiperacusia, dor de cabeça, vertigem e, em casos mais complicados, depressão e isolamento.

Existem zumbidos agudos, do tipo sibilante, graves ou mesmo mistos, sendo que podem também variar em termos de intensidade e ter um caráter permanente ou intermitente.

De que forma os Zumbidos podem afetar a sua vida?

Na maioria das vezes as pessoas ignoram os zumbidos, mas estes podem ter impacto devastador na nossa vida, provocando muito vezes stress, raiva, problemas de concentração, isolamento e depressão.

A maioria das pessoas que têm Zumbidos tornam-se muito sensíveis a lugares com conversas ou música alta, e começam a evitar o convívio social.

Para outros, é tão perturbador que uma noite de sono completo torna-se impossível.

Causas dos Zumbidos nos ouvidos

Existem múltiplas causas possíveis de Zumbidos. A mais comum é a exposição excessiva a ruído intenso, que causa danos irreversíveis nas células ciliadas do ouvido interno. Se trabalha num local com ruído intenso e não protege os seus ouvidos, corre o risco de ter Zumbidos e perda auditiva. Quanto mais intenso for o ruído e quanto mais tempo estiver exposto a ele, maior será o risco de danificar a sua audição.

Se usar auscultadores no trabalho ou para ouvir música, tenha cuidado para que o som não esteja demasiado alto, pois pode provocar Zumbidos. Os auscultadores intra-auricular são mais propensos a contribuir para que tenha Zumbidos e/ou perda de audição, do que outros tipos de auscultadores.

Outra das razões mais comuns para que as células ciliadas se danifiquem, é o envelhecimento natural, ruídos de impacto repentinos ou infecções no ouvido médio. No entanto o Zumbido também pode ser causado por situações de stress, reacções a medicamentos, lesões no pescoço e cabeça ou outros problemas de saúde não tratados.