Mês do Rastreio Auditivo

A perda de audição afeta milhões por todo o mundo e tem um enorme impacto na comunicação, educação, emprego, relações socais e afetivas. Saiba mais no nosso artigo neste que é o mês do Rastreio Auditivo.

A perda de audição afeta milhões de pessoas em todo o mundo e tem um enorme impacto na comunicação, educação, emprego e relações sociais e afetivas. Neste mês especial da audição, diversas entidades de audiologia realizam rastreios gratuitos e abertos à população em geral.

Dados facultados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de alertar para a necessidade de prevenir e detetar precocemente a perda de audição, bem como sensibilizar para o impacto do ruído contínuo na diminuição desta, estimam que cerca de 5% da população mundial (466 milhões de pessoas) tem deficiência auditiva incapacitante.

Em Portugal, cerca de 1,7 milhões de pessoas sofrem, sentem desconforto ou mesmo perda auditiva. Um dos principais fatores é a idade (designado por presbiacusia). Com o avançar da idade é recorrente a sensação de zumbido e desconforto na audição.

Neste mês de outubro faça um rastreio auditivo e zele pela sua saúde auditiva, um dos 5 sentidos fundamentais para manter a sua qualidade de vida!

Em seu benefício pessoal e das pessoas que o rodeiam, cuide da sua saúde auditiva. A prevenção é o melhor caminho para a sua plenitude.

Participar neste rastreio auditivo gratuito – clique aqui!

7 Sinais de alerta que deve ter em atenção:

A perda de audição é progressiva e estes são os sinais de alerta mais frequentes:

  1. Dificuldade em ouvir o que lhe dizem ao telefone;
  2. Não ouvir a campainha da porta;
  3. Achar que os sons estão “abafados”;
  4. Ter de esforçar-se para perceber uma conversa;
  5. Pedir frequentemente para as pessoas repetirem o que estão a dizer ou para falarem mais alto;
  6. Dificuldades de concentração em conversas com mais de uma pessoa ou em locais públicos com barulho de fundo;
  7. Os seus familiares queixarem-se que o som da televisão, aparelhagem ou o toque do seu telemóvel está sempre muito alto.

Participar neste rastreio auditivo gratuito – clique aqui!